sábado, 3 de outubro de 2009

Parque de Luberon - Trabalhando os sentidos da vida




A convite do Diretor Jean Gregoire e da equipe técnica do Parque Natural Regional do Luberon, a delegação esteve na Comuna de Forcalquier para acompanhar o trabalho desenvolvido pela Universidade de Odores e Sabores da França, única estrutura de pesquisa e formação do país voltada para o mercado de perfumaria. Em um laboratório específico para atender grupos de visitantes, com belíssima estrutura (vide fotos), a equipe técnica da universidade realizou uma oficina com a delegação brasileira e pode mostrar de forma didática como é feita a criação e preparo dos perfumes.
O que se busca é criar nos visitantes momentos que fiquem marcados na memória capaz de associar acontecimentos aos 05 sentidos(paladar, tato, olfato ,visão e audição) já que, sabores e aromas são sensações que ficam durante um longo tempo na lembrança.
Parte da matéria prima utilizada na produção dos perfumes provem da agricultura familiar da região. Este é um exemplo de como os franceses buscam a sustentabilidade na produção das essências, como também dos vinhos ,confits(doces típicos) e outros produtos locais, todos em perfeita harmonia com os princípios da sustentabilidade.



Após a visita à Universidade juntou-se a equipe a Sra. Mylene Maurel encarregada da melhoria da relação entre a produção acadêmica, a geração de renda na agricultura, a atividade turística e o fortalecimento do arranjo institucional do Parque Natural.
Seguindo a programação do dia a vivência continuou nas áreas naturais do Luberon, com uma visita aos Gorges d’Oppedett, guiados pelo técnico do Parque em esportes da natureza Eric Garnier, quando foi possível conhecer a estrutura das trilhas e circuitos de integração com a natureza, que tem entre seus objetivos, além de promover maior segurança para os visitantes, garantir a integridade ambiental dos atrativos. Para tanto, foi concebido pela equipe do parque o projeto técnico de implementação das trilhas, sinalização, ordenamento e acessibilidade, e posteriormente, a busca de recursos para efetivar o projeto. Mesmo com toda essa infraestrutura, desenvolve-se ainda um trabalho de educação em boas práticas para as atividades ao ar livre, orientando os visitantes para as ações de mínimo impacto e criando condições para os portadores de necessidades especiais. Essas ações têm como base a Carta de Turismo Sustentável da União Européia, que baliza e orienta toda a gestão do Parque Natural Regional de Luberon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário