sábado, 3 de outubro de 2009

Federação Francesa dos Parques Naturais Regionais - PAYS - Território de Projetos (28/09)




Ainda no dia 28 contiaram os trabalhos em aprofundar o conhecimento sobre os sistemas de desenvolvimento dos Parques Naturais Regionais. Além dos Parques Naturais Reigonais é trabalhado nesse contexto de territórios o Pays como estratégia de territórios.

Tema: PAYS – Território de Projetos
Contato: Catherine Cerdon (Associação Nacional dos PAYS)
Quantidade de PAYS: 370
População Beneficiada: Mínimo de 70.000 Habitantes/PAY, Ideal 80.000 Habitantes/PAY
Área: 80% do território francês
Composta por 40% Área Rural e 60% Pólos Urbanos
A Catherine Cerdon, fez uma apresentação rápida, onde nos apresentou as principais informações sobre o PAY, informando que receberíamos maiores informações na Visita ao Conselho Regional em Marseille.
PAYS são ferramentas para coordenação de um território, possui como proposta, um agrupamento de municípios, tendo a sua ação pautada nos Consórcios intermunicipais, tem como objetivo principal a coordenação estratégia para desenvolvimento de políticas públicas, sendo executada por equipe técnica animadora, que vem do Conselho Regional, composta por 2 a 3 pessoas.
Os atores locais envolvidos são: Assalariados, Associações, Empresários, etc...O Poder público participa dos PAYS por meio dos Consórcios Municipais.
Os PAYS não são executadores de projetos, são articuladores, mobilizadores de recursos e contribuem com a gestão dos projetos.
Os investimentos são feitos em todas áreas, por meio de um projeto estratégico para o território envolvendo, saúde, educação, infra-estrutura, emprego, qualificação, mobilidade, transporte, tecnologia da informação.
O PAY tem seu foco principal no desenvolvimento econômico e social, objetivando o desenvolvimento sustentável, já os Parques tem seu foco principal na proteção ambiental, objetivando o desenvolvimento sustentável, devendo se complementar, entretanto várias vezes ocorrem conflitos de interesse. Cabe ao Conselho Regional resolver estes conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário