sábado, 3 de outubro de 2009

Dia 30/09 - Parque Natural Regional de Luberon - Gestão compartilhada aqui se faz







Após abordagem com o Conselho Regional da Região de Provence, Alphes e Côte d’Azur e também com a sua coordenação de Projetos Territoriais dos Pays. A delegação brasileira foi conhecer na prática esse modelo de gestão e desenvolvimento regional. Então de Marseille a sede do conselho regional sentido a Apt que município sede do Parque Natural Regional de Luberon.
Em Apt a equipe foi recepcionada por Jean Gregoaire, Diretor do Parque que apresentou o sistema de gestão administrativo dos produtores de vinhos de Luberon e a sede da cooperativa de vitivinicultuores criada em 1977, e ainda puderam vivenciar os produtos finais além de toda sua estrutura. A importância desse momento se dá pela capacidade compartilhada dos produtores que ao invés de concorrentes, se tornaram parceiros para produzir um produto da mais alta qualidade, reduzir custos e criar alternativas para a sustentabilidade da atividade, como produtos e roteiros turísticos.
Ainda em companhia do diretor Jean, seguiram para o município de Roussillon que apesar de pequeno com aproximadamente 1.500 habitantes possui um grande acervo histórico e belas paisagens para o maciço Luberon e Vontur. Grande parte desse acervo está na extração do Ocre um composto mineral que foi durante muito tempo a força econômica dessa região. Em função disso, recebe uma enorme quantidade de turistas, cerca de 250.000 visitantes ao ano. Os pontos de destaque dessa visita estão no Conservatório do Ocre, um antigo local de produção do minério, estruturado pela prefeitura e em forma de concessão explorado turisticamente pela iniciativa privada se tornando um relevante atrativo cultural. Com a perspectiva de um roteiro turístico seguiram para a sede do município que apresenta uma arquitetura secular e tem ao seu redor o Geo Parque Sítio do Ocre. Esse parque é administrado pela gestão pública local e oferece aos visitantes trilhas auto-guidas com acessibilidade para portadores de necessidades físicas. A estrutura criada condiciona ao visitante um contado com a natureza e interação sobre os geo sítios formados pelas intempéries naturais.
Por final, a delegação notou que os gestores da região e todos aqueles envolvidos na cadeia produtiva possuem um engajamento forte e procuram ter excelência em tudo aquilo que fazem, seja no arranjo institucional, na estrutura, como nos serviços que prestam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário