quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Grupo da Mesorregião Águas Emendadas conhece a experiência de gestão de parques naturais franceses

Parque Natural Regional do Luberon

A delegação da Mesorregião Águas Emendadas cumpriu uma agenda, no Programa de Intercâmbio do Ministério da Integração Nacional e a União Europeia, que deixou a todos entusiasmados com as perspectivas de cooperação e colaboração com a Federação Nacional dos Parques Regionais Franceses e com o Conselho da Região Provence Alpes - Côte d’Azur. Os conceitos e estratégias adotadas pelo Estado Francês para a implementação de uma política de desenvolvimento regional, adotada desde 1967, muito se assemelham com as diretrizes da nossa PNDR.


No entanto, o que mais chamou a atenção foi o elevado grau de efetividade desse modelo de regionalização, que privilegia o protagonismo local, a pactuação social, a valorização das vocações regionais e o profundo cuidado com o uso do meio ambiente.


A agenda começou no dia 28 com uma reunião na sede da Federação dos Parques, em Paris, com a sua direção, durante todo o dia. A diretora, Agnes Boulard, apresentou a estrutura, diretrizes e metodologia de ação desse modelo de gestão territorial.


No dia 29, a delegação deslocou-se para Marseille, quando teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da organização político-administrativa francesa e a sua relação com os modelos de gestão territorial dos Parques Naturais e dos Pays (territórios de projetos). Nessa oportunidade, foi recebida pelo Conselheiro do Presidente Vauzelle Gérard Bodinier e participou de um debate sobre os temas: política regional aplicada aos parques naturais, política regional e o modelo dos Pays, articulação entre os parques e os Pays - com um exemplo concreto da experiência do Parque Natural Regional do Verdon e o programa LEADER (créditos FEADER), e Política Europeia e suas estratégias regionais.


Hoje, dia 30, começará a visita técnica de campo ao Parque Natural Regional do Luberon, quando a delegação poderá vivenciar os efeitos desse tipo de política regional sobre as populações que vivem nesses territórios.


O Programa de Intercâmbio é custeado pela União Europeia e decorre do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Integração Nacional e a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO). As atividades do Programa se encerrarão no Seminário Open Days, que acontecerá em Bruxelas, de 5 a 8 de outubro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Inauguração do blog Águas Emendadas

Estamos entrando no ar hoje e estaremos em contato permanente relatando as nossas impressões com a experiência do Intercâmbio com a União Européia. Estaremos conhecendo os Parques Naturais Regionais Franceses, em especial o Parque do Luberon.